BLOCO CIRÚRGICO

CIRURGIAS DAY-CLINIC

O bloco cirúrgico está preparado para cirurgias “day clinic“, com uma confortável sala de preparação do paciente e recuperação pós-operatória imediata, onde permanece na mesma maca cirúrgica desde a sala pré-anestésica, sala de cirurgia e repouso pós-operatório, portanto sem precisar passar de uma maca para outra.

O piso é de manta vinílica, o que confere excelente higienização.

Climatização com controle digital de umidade e filtro biológico (capaz de reter impurezas do ar, reduzindo assim os riscos de infecção), de acordo com as melhores práticas mundiais.

São 3 salas de cirurgias, sendo 1 equipada com lasers de cirurgias refrativa e da catarata. E as outras 2 para as diversas cirurgias oftalmológicas.

 CIRURGIA DA CATARATA

Contamos com o microscópio cirúrgico PROVEO 8 (Leica / J&J) e LUMERA 700 (Zeiss), os FACOEMULSIFICADORES CENTURION (Alcon) e CONSTELLATION (Alcon). Estes equipamentos tornam as cirurgias mais seguras, precisas e rápidas e em conformidade com as exigências internacionais nos implantes das Lentes Intraoculares PREMIUM (multifocais, tóricas, pseudofácicas, nos implantes intracorneanos etc.).

CIRURGIA REFRATIVA

Agrupa os procedimentos que visam modificar a refração ocular, os principais são os tratamentos a laser e os implantes, no primeiro, dispomos do rápido e preciso Excimer Laser do mundo, o SCHWIND AMARIS, com suas plataformas de tratamento:

  1. Otimizado / asférico, para uma ablação de baixa indução de aberrações ópticas;
  2. Personalizado: “topoguided ablation” e “wave front“, auxiliados pelo Tomógrafo de córnea SIRIUS e o aberrômetro de frentes de onda, para estudo das aberrações de baixa e alta ordem.

As duas técnicas cirúrgicas da aplicação do laser, são:

  1. – PRK (CERATECTOMIA FOTOABLATIVA): consiste na aplicação do laser na superfície da córnea.
  2. – FEMTOLASIK: aplicação do laser intraestromal (iFS 150Hz INTRALASER) para confecção de um flap corneal (finíssima camada de tecido corneal de 90 a 160 micra), sem cortes (“bladeless”), mas separa as camadas da córnea, proporcionando maior segurança e qualidade no tratamento fotoablativo. É a técnica com a mais rápida recuperação visual.

 TRANSPLANTES DE CÓRNEA

  1. PENETRANTE: UTILIZA TODAS AS CAMADAS DA CÓRNEA;
  2. LAMELAR:
  • ANTERIOR (DALK, ENXERTO DE BOWMAN): UTILIZA OS SEGMENTOS ANTERIORES DA CÓRNEA;
  • POSTERIOR ((DMEK e DSAEK): CONHECIDOS COMO TRANSPLANTES ENDOTELIAIS;

GLAUCOMA

 MIGS (Cirurgia Micro Invasiva para Glaucoma): A cirurgia minimamente invasiva para glaucoma (MIGS) trata-se do implante de um micro Stent no olho doente com o objetivo de reduzir a pressão intraocular e evitar a progressão da doença;

  1. ENDOCICLOFOTOCOAGULAÇÃO À LASER / CYCLO G6;
  2. TRABECULECTOMIA (TREC);

RETINA

  1. LASER DE ARGÔNIO (ENDOLASER);
  2. VITRECTOMIAS;
  3. INJEÇÕES INTRAVÍTREAS.

PTERÍGIO

Doença da superfície ocular onde uma degeneração fibro-vascular da conjuntiva avança sobre córnea. Na cirurgia mais moderna associamos com transplante autólogo da conjuntiva / limbo e cola biológica para maior conforto e qualidade do procedimento. Para melhores resultados, podemos associar o polimento diamantado para melhor regularização da córnea.

 

ECTASIAS DA CÓRNEA (CERATOCONE E DEGENERAÇÃO MARGINAL PELÚCIDA)

  1. CROSSLINKING DO COLÁGENO (CXL);
  2. IMPLANTES INTRAESTROMAIS (ANEL DE FERRARA / KERARING / INTACTS);
  3. TRANSPLANTES (PENETRANTE OU LAMELARES)