EXAMES

No Hospital HVisão nossos pacientes realizam exames clínicos, pré e pós operatórios. Veja abaixo a lista de exames oferecidos.

Aberrometria é um exame que estuda os defeitos refracionais do olho e as “aberrações” ópticas que podem afetar de forma importante a qualidade da visão, podendo causar ofuscamento, brilho e diminuição da qualidade da visão.

O filme lacrimal é composto de três camadas : a mais externa ou oleosa formada pela secreção das glândulas de Meibomio, Zeiss e Moll; a camada média, aquosa, pelas glândulas lacrimais (principal e acessória); e a camada mais interna, mucosa, formada pela secreção das células caliciformes. O filme lacrimal é um elemento fundamental para integridade do globo ocular como também participa da qualidade da visão.

O exame de Biometria Ultrassônica é realizado para determinar o valor da lente intraocular para implante em cirurgia de catarata. Como também determinar as medidas da câmara anterior e comprimento axial do olho.

O exame de Campimetria Computadorizada avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas doenças como o glaucoma e lesões intracranianas.

Ceratoscopia Computadorizada também é chamada de Topografia da Córnea, mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura, permitindo o diagnóstico de doenças (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato e pré operatório da cirurgia da catara, refrativas, implantes intracorneanos (ANEL DE FERRARA / KERARING) e na orientação da qualidade refracional e retirada de suturas nos transplantes de córnea.

Este exame é necessário tanto para diagnóstico, quanto para monitoramento de pacientes com hipertensão ocular e follow-up do glaucoma.

Este exame auxilia no diagnóstico e diferenciação de tumores oculares. Substitui a oftalmoscopia quando opacificações dos meios oculares impedem a observação do fundo do olho. O aparelho de ultra-som utiliza ondas sonoras de baixa frequência (8 a 10 MHz).

Este exame é mais importante para a classificação do glaucoma. Seio camelular de ângulo aberto, estreito ou fechado.

Este exame realiza uma leitura biométrica do olho e define o grau da lente intraocular a ser implantada na cirurgia de catarata.

A camada epitelial é a mais externa da superfície da córnea intimamente em contato com o filme lacrimal. Este estudo pode fornecer importantes dados de alterações que podem comprometer a qualidade da visão e até melhorar informações a cerca da programação das cirurgias refrativas.

Este é um exame complementar (não faz parte da consulta normal), em que todo o fundo do olho e as suas estruturas são avaliados. Difere da fundoscopia simples porque neste só as estruturas centrais do fundo do olho são observadas.

Este exame fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa deste (formato, tamanho e densidade das células). É utilizada em pré-operatório de cirurgias intraoculares em geral, tais como a cirurgia da Catarata, do Glaucoma, de Transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea.

Exame não invasivo, computadorizado, que analisa a qualidade e quantidade da produção do filme lacrimal. É utilizado no diagnóstico da Síndrome do Olho Seco, Blefarites e Transtornos da Conjuntiva. Com ele, é possível observar a anatomia das glândulas de Meibômio, da camada lipídica / aquosa e entre outras a estabilidade do filme lacrimal (NIBUT).

O exame PAM avalia a potência de visão do indivíduo. Pode ajudar no prognóstico visual da cirurgia da catarata e até em transplantes de córnea.

Este exame mede a espessura da córnea. Pode ser realizado na área central (mais utilizado), paracentral e na periferia da córnea, fornecendo medidas em micra.

O registro de imagem da retina e do nervo óptico é o objetivo básico da retinografia simples. A foto documentação pode ser obtida em diversos campos e existem recursos atuais de captação panorâmica. Exame muito útil para segmento de doenças da retina e do glaucoma.

Envolve uma consulta completa, orientação quanto ao tipo de lentes que lhe é mais adequado, testes de adaptação, fornecimento de lentes, instruções quanto ao manuseio, limpeza, assepsia e retorno para avaliação do estado das lentes e sua relação com o olho.

É um dos mais recentes exames complementares utilizado no diagnóstico das doenças da retina e vítreo (polo posterior), como também da córnea e segmento anterior. De grande importância no pré-operatório da cirurgia da catarata. No glaucoma, estuda de forma precisa a espessura da camada de fibras nervosas do nervo óptico, permitindo um claro estadiamento da doença.

Este exame fornece imagens de alta definição da espessura da córnea (mapa paquimétrico), mapa topográfico, mapas de elevação anterior e posterior, índices de risco para ceratocone, software para adaptação de lentes de contato…

É um exame que faz a medida da pressão ocular, fundamental para o diagnóstico de hipertensão/glaucoma. O tonômetro de sôpro (pneumático) é menos preciso e deve ser utilizado somente para triagem. Deve ser realizado como exame de rotina.