GLAUCOMA

GLAUCOMA

O QUE É GLAUCOMA?

O Glaucoma pode ser definido como uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda de campo visual e risco de cegueira, caso não diagnosticado e tratado a tempo. Pode haver relação com o aumento da pressão intraocular (PIO), sendo que grande percentual apresenta PIO elevada.

SINTOMAS

De modo geral, sobretudo em sua fase inicial, o glaucoma é uma doença silenciosa. Apenas em alguns casos como o glaucoma de ângulo estreito, pode-se apresentar sintomas como fisgada no olho associada à vermelhidão, borramento da visão, percepção de halos coloridos ao redor das luzes, além de dor aguda na crise do glaucoma de ângulo fechado.

TRATAMENTO

Inicialmente, ainda se faz o uso dos colírios para o tratamento da doença. Porém, dependendo do estágio do glaucoma, podemos utilizar lasers ou realizar cirurgias (sejam elas MIGS ou as mais tradicionais, ainda muito utilizadas, como a trabeculectomia e tubos de drenagem).

PREVINA-SE

A doença é considerada a maior causadora de cegueira irreversível no mundo. É por isso que a prevenção ainda é o melhor remédio: quando você diagnostica a doença precocemente, menor é o grau de lesão do nervo e maior é a chance de controle do glaucoma.

 

FATORES DE RISCO

Pressão intraocular (PIO) elevada;
Histórico familiar;
Idade avançada;
Etnia negra;
Espessura corneana mais fina.